fbpx

O sono é um dos aspectos mais negligenciados da saúde para a maioria dos atletas. A preparação para uma competição envolvem ansiedade e estresse, sendo muito difícil obter uma boa noite de sono.

Alguns estudos feitos com alguns voluntários que dormiam poucas horas, mostram que essa redução foi acompanhada por aumento de apetite, maiores concentrações do hormônio grelina ( estimulante de apetite ) e concentrações reduzidas do hormônio anorexigênico( que reduz a fome ), a leptina.

Para determinar se a restrição do sono atenuou os efeitos em uma dieta de baixo teor calórico sobre excesso de acumulo de gordura, os pesquisadores tiveram como teste indivíduos que seguiram uma dieta semelhante, como única diferença o tempo de sono. Um grupo dormia 8 horas e meia por noite, enquanto outro grupo dormia 5 horas e meia. A redução do sono diminuiu a fração de peso de gordura perdido em 55% e aumentou a perda de massa corporal sem gordura em 60%.

Resumindo, os adultos que adotam 5 horas e meia de sono, produziram um estado catabólico caracterizado por por perda de gordura corporal e aumenta da perda de massa corporal sem gordura, tendo um aumento considerável de apetite, além de mudanças no metabolismo energético, atuando diretamente no controlo endócrino que regula a perda de gordura.

Portanto concluímos que atletas que não dormem adequadamente, além de ter dificuldades no aumento de massa muscular magra, recuperação pós treino, tendem a ganhar mais gordura. Portanto aproveite o barulho do mar, toda paz que Floripa pode lhe proporcionar e durma!

Quanto Tempo é Ideal de Sono?

Acredito que ninguém melhor do que o Dr. Drauzio Varella para falar sobre quanto tempo devemos dormir. No vídeo abaixo o Dr. da dicas de quanto tempo devemos dormir e também fala sobre os remedinhos que muitas pessoas utilizam para ter uma noite dormindo pesado.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *