Todos já sabem que comer demais por um longo (ou não tão longo) período engorda. Porém o total de peso ganho é variável nos indivíduos, talvez pela genética ou padrões alimentares.

Aí vem a questão: uma caloria é sempre uma caloria, independente do alimento ingerido? Neste sentido, o conteúdo proteico consumido pode afetar o ganho de peso além do seu maior efeito na saciedade.

Em um estudo feito em 2012, entre homens e mulheres saudáveis, foram superalimentados em dois tipos de dietas distintas durante 8 semanas: dieta com baixo teor de proteína (5% da energia total), teor proteico normal (15%) e teor proteico alto (25%).

Os pesquisadores fixaram a quantidade de carboidrato em 41-42% da energia (kcal) total diária e quantidade de gordura variou de acordo com a porcentagem de proteína. Durante as 8 semanas, os indivíduos consumiram 40% a mais do que o habitual e todos os participantes ganharam peso, mas o grupo que recebeu pouca proteína ganhou 50% menos.

PORÉM isso deveu-se a incapacidade de aumento da massa magra nos indivíduos que consumiram pouca proteína, fato contrário foi observado nos grupos normo e hiperproteico: o maior ganho de peso foi acompanhado de ganho de massa magra.

A taxa metabólica basal e o gasto energético total não estiveram alterados no grupo hipoproteico, contrariamente, ambos aumentaram nos grupos normo e hiperproteico. Os pesquisadores identificaram que a energia extra adquirida na forma de gordura foi 90% maior no grupo hipoproteico, mas apenas 50% no grupo normo e hiperproteico.

Já era conhecido que dietas com pouca proteína são prejudiciais em processos de emagrecimento, devido à perda acentuada de massa magra e o presente estudo mostra que este processo também ocorre durante o ganho de peso por superalimentação.

Desta forma, é importante que o nutricionista possa desenhar o melhor plano alimentar para prevenir o ganho de gordura e preservar/ aumentar a massa magra do indivíduo.

Referencia: @dra.alinedavid


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *