Sei que é um assunto chato, mas ainda não batido, pois vejo amigos combatendo atrocidades e fisiologia botequeira de páginas low carb, paleo e etc.

Aproveitando também que achei dois papers que dão uma bela cacetada nessa propagação infundamentada de low carb.

Lembrando que não sou contra a estratégia, sou contra esse levantamento da bandeira que a minha estratégia é melhor, como se fosse venda de produtos estéticos.

Segundo Susan(2015) em uma publicação com grau de comentário feito na Cell, ela aborda que essa obsessão de qual dieta é melhor vem desde 1958, por um escritor médico inglês.

De la pra cá, veio Atinks e Taubes, propagando superioridade das dietas restritas em carbos. Golay et al(1996) demonstrou que maior perda inicial dessas dietas é água e que essas diferenças na perda de peso entre as dietas desaparecem a longo prazo. De la pra cá veio uma avalanche de estudos a respeito, o problema foi a qualidade desses estudos, que por sinal eram bem fracas.

No entanto, Kevin Hall et al(2015, esse pesquisador é muito Foda, pesquisem sobre) veio com um belíssimo estudo, muito bem controlado, (Infelizmente, o “n” é pequeno devido ao nível de rigor do estudo, mas isso de nenhuma forma descaracteriza o estudo), demonstrou que a diferença entre as dietas é que dietas restritas em gorduras tem vantagem no que tange a perda de gordura corporal em déficit calórico. Ou seja, a dieta rica em gordura, levou a maior oxidação da gordura ingerida, mas foi inferior na oxidação da gordura corporal, onde foi demonstrado vantagem nas dietas low fat se tratando de composição corporal.

Esteticamente, isso pode não ter relevância em determinadas situações, mas a superioridade das dietas low carb não passam de especulações baseados em resultados anedótico e estudos fracos. Howell et al(2017) realizou uma excelente review, inclusive citando discussões entre grandes autores com grande rigor cientifico escolhendo os estudos mais bem controlados.

No qual os estudos de maior qualidade até o momento são de Hall, concluindo que as dietas low carb não tem vantagem no dispêndio energético, que a teoria do carboidrato-insulina é só uma teoria e que uma caloria ainda é uma caloria.

Referencia: @nutrimichaelalexandre93


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *