Dieta e Treino
Giacomo Salvador Lemos
Giacomo Salvador Lemos

Algumas questões existem sobre o treino com pesos, sem dúvidas, porém a mais comum é quando teremos resultados?

Geralmente quem entra em uma academia, está insatisfeita com algo do próprio corpo querendo mudanças rápidas.

Obviamente que não podemos nos contentar com poucos resultados ou até mesmo nem uma leve evolução, porém precisamos entender que para haver uma mudança significativa existe um certo tempo.

Certa vez foi feito um estudo onde os envolvidos foram submetidos a um treino de alta intensidade por 35 dias. Os resultados na mudança corporal puderam ser vistos entre a terceira e quarta semana, ou seja, para quem está começando agora, pode ser vista uma mudança no aumento de massa muscular já na terceira semana de treino.

O quanto você irá mudar, são dependentes de outros fatores completamente diferentes, pois isto depende muita da individualidade biológica de cada indivíduo, como genética, idade, dieta e disciplina de não faltar aos treinos.

Mesmo assim, somente para termos uma ideia, em outro estudo feito com homens e mulheres adultos, depois de 5 semanas fazendo musculação, foi possível aumentar a massa muscular em 6%.

Falando em números, um cara com 70kg e 12% de gordura (uma pessoa normal e relativamente magra) ganharia cerca de 3kg em 5 semanas, sem controle de dieta, descanso e coisas do tipo.

Vale salientar que os ganhos quando iniciamos na academia sempre serão mais efetivos no começo, se ganhou 3kg de massa muscular em um mês, provavelmente nos meses seguintes você não ira conseguir ganhar isso todo mês de forma definida. Isso é dado porque seu corpo nunca teve estímulos antes, quando passa a receber, há uma necessidade de tirar ele de equilíbrio para adaptar para a nova rotina.

Alguns estudos feitos por Lyle Mcdonald, segundo ele no primeiro ano de treino, considerando um indivíduo que treina e se alimenta corretamente, com descanso adequado, é possível ter cerca de 10kg de massa muscular em um ano, o que seria muito expressivo se viesse principalmente de ganhos de massa muscular magra. Após este período os ganhos tendem a decair e o ganho de massa muscular tende a ser menor, estagnando pelo quarto ano conforme Lyle pesquisou.

Obviamente que tudo isso são dados genéricos, pois cada pessoa evolui de uma forma diferente, porém damos números para obtermos um padrão.

Para concluir, muitas pessoas esperam mudar o corpo de forma muita rápida em poucos meses, quando isso não ocorre elas acham os resultados insatisfatórios e desistindo. É preciso ter em mente que o treinamento principalmente com sobrecargas (musculação), exige anos de treino e dieta adequada, sendo a disciplina a palavra-chave de tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *