Câncer de Próstata

Cerca de 71 mil homens terão sido atingidos pelo Câncer de Próstata no biênio 2017/2018. Essa é a estimativa, segundos dados oficiais, diz Ricardo Caponero, médico oncologista da Clinonco (Clínica de Oncologia Médica). Para tentar frear as estatísticas, todos os anos é realizado o Novembro Azul, campanha para conscientização da população a respeito da saúde masculina e da importância da prevenção do câncer de próstata. 

Abaixo, Caponero responde a algumas dúvidas e explica que, sim, os exercícios físicos podem ser um bom aliado na prevenção e no tratamento da doença

Por que os números de casos de câncer de próstata vêm crescendo?

Vamos responder por partes. A estimativa oficial do governo para 2013-2014 era de 62 mil casos novos e, para 2015-2016, de 69 mil casos novos (mais de 10% de aumento). Para 2017/18, é de 71 mil casos novos. O aumento nos diagnósticos pode ser um dos motivos, aliado ao aumento na expectativa de vida e à maior exposição a agentes cancerígenos. No entanto, dados isolados mostram que, em um terço dos casos, os diagnósticos ainda estão sendo feitos em fase avançada da doença. O diagnóstico em estágio avançado, associado à demora no início do tratamento e à inadequação deles, não tem permitido o maior controle da doença nem a redução da mortalidade.

Como os exercícios físicos podem ajudar a prevenir o problema?

Hoje sabemos que a vida sedentária é responsável por diversos problemas de saúde, inclusive o câncer. Vários estudos comprovam que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir a chance do desenvolvimento de um câncer, mas não temos a quantificação exata desse efeito dada a natureza multifatorial da doença. Ou seja, a prática regular de exercícios é um fator importante num contexto de cuidado à saúde em geral, junto com outras medidas como não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com muita parcimônia etc. 

E no tratamento do câncer de próstata?

esporte ajuda na manutenção do estado geral do organismo, evitando o ganho ponderal (aumento do peso) e o desenvolvimento de alterações metabólicas (elevação do colesterol, triglicérides, glicemia etc.) que comprometem a saúde como um todo. 

Quais são os exercícios mais indicados durante o tratamento?

O ideal é que sejam exercícios que deem prazer. Assim é mais fácil mantê-los com regularidade. O mínimo recomendável é de uma caminhada vigorosa 30 minutos ao dia. Os melhores exercícios são a caminhada, corrida, natação ou ciclismo. Mas qualquer esporte pode ser bom. 

Há algum exercício que alguém em tratamento não possa fazer?

Só por causa do câncer de próstata não há restrições. Apenas em pacientes com doença avançada, com metástases ósseas, podem apresentar restrições para colocar carga nos ossos afetados.

 

 

Referencia: bodytech.com.br

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *