10 Motivos para Começar a Andar de Bicicleta!

10 Motivos para Começar a Andar de Bicicleta!

Cidades estão se adaptando a quem anda de bicicleta, hábito que está cada vez mais comum.

Uma boa notícia para quem ama bicicleta, o  Brasil já possui mais bicicletas em uso do que carros. Buscar por qualidade de vida, fugir do estresse do trânsito e ainda curtir a cidade de uma outra forma. São muitas as razões de quem opta por este meio de transporte e lazer.

A exemplo de cidades da Europa, como Copenhague e Amsterdam, os municípios brasileiros mais modernos estão se adaptando, o que estimula ainda mais o hábito de andar sobre duas rodas. De acordo com a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), atualmente, no país, há 70 milhões de bicicletas em uso, o que demonstra a necessidade de mais ciclovias e ciclofaixas e outras mudanças que atendam às necessidades dos ciclistas.

Santa Catarina possui algumas das cidades com maior número de adeptos às bikes e é o segundo no ranking de estados que mais praticam esportes, segundo o IBGE. Um dos principais exemplos é Joinville, considerada a cidade das bicicletas, onde 11% dos deslocamentos são feitos por este meio, segundo a ANTP. Municípios catarinenses onde o lazer e a qualidade de vida predominam, como Balneário Camboriú, se tornam ainda mais favoráveis para este meio de transporte.

Desta percepção surgiu o primeiro Bike Park do Estado, instalado no Balneário Shopping. A proposta deu tão certo que será ampliada para outros shoppings da companhia Almeida Junior. Conselheiro da Associação de Ciclistas de Balneário Camboriú, Luiz Carlos Chaves Junior considera o BS Bike Park um avanço. Segundo ele, a cidade por si só favorece muito o uso da bicicleta. Com ruas planas e uma faixa de 30 quilômetros de ciclofaixas, o município já está se adaptando a quem optou por deixar o carro na garagem para andar de bicicleta. “O novo espaço no Balneário Shopping trouxe mais segurança, pois há local para deixar a bicicleta, além do conforto” Luiz Carlos Chaves Junior.

A professora aposentada Roseli de Oliveira Garcia tem 61 anos e há 22 mora em Balneário Camboriú. Ela sempre preferiu bicicleta ao carro. Após a adaptação para bikes, passou a frequentar o shopping e já comemora a instalação dos armários, que ocorrerá em breve.

De acordo com Rafael Fiedler, gerente de marketing do Balneário Shopping, a ideia é que o BS Bike Park seja usado tanto por quem anda de bicicleta diariamente quanto aqueles que são ciclistas de fim de semana. O local tem espaço para 70 bikes, guarda-volumes, compressor de ar e tabela de calibragem de pneus, bebedouro e lavabo para lavar as mãos e rosto. Também serão instaladas tomadas para recarregar veículos elétricos e celulares. Todo o projeto foi desenvolvido após uma ampla pesquisa sobre os hábitos dos moradores e da estrutura de Balneário Camboriú.

10 Motivos para Ir de Bicicleta

  • É eficiente e rápido. Percorrer até 5 km de bicicleta é o meio de transporte mais rápido nas cidades.
  • Menos estresse: ao pedalar, liberamos endorfina que contribui para o relaxamento muscular e mental, proporcionando uma sensação de bem-estar e diminuindo o estresse.
  • É um meio de transporte barato: você não gasta com combustível ou transporte público.
  • É prático: você não paga congestionamento, além disso, sabe que o percurso é feito sempre no mesmo tempo.
  • Não polui: não emite poluentes ou gases de efeito estufa.
  • Aumenta a produtividade: pedalando frequentemente você fica menos estressado, mais alegre, disposto e a produtividade no trabalho só aumenta.
  • Sensação de liberdade: pedalar dá uma sensação gostosa de liberdade com o vento no rosto. Você ainda pode mudar a rota e descobrir novos lugares.
  • Une gerações: andar de bicicleta é uma atividade ideal para unir pessoas de todas as idades.
  • Manutenção simples: a manutenção da bicicleta é simples, fácil e barata.
  • O BS Bike Park: estrutura apropriada para deixar a bike com segurança e conforto enquanto passeia, vai ao cinema, faz um lanche ou vai às compras.

 

 

 

Referencia: www.revistaversar.com.br

Talvez Você Goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *